terça-feira, 15 de setembro de 2009

Cambridge in the tugas' perspective

Naas idas ao Publico descubri que eles têem blogs convidados. Sem ser o Arte Photographica que é exelente, mas que a ti nao te deve interessar, há um chamado O Bordado Ingles, escrita por uma jornalista portuguesa a fazer o Phd no UK. Nele existe um post a apresentar um arquitecto tuga que foi para o UK acompanhar a esposa no seu doutoramento em Cambridge.

http://static.publico.clix.pt/sites/blogues/default.aspx

http://blogs.publico.clix.pt/bordadoingles/



Aqui te deixo as suas primeiras impresoes:

"[Uma imagem mental da Inglaterra]

As ruas cheias de gente ao fim-de-semana. Os grandes parques verdes. A quantidade enorme de pássaros e insectos que há nesta ilha. O tempo húmido permanente. O deprimente mês de Fevereiro em que nunca se vê o sol. O facto de no Inverno ser noite já às 15h30 e de no Verão o dia nascer às 4h00. As lojas que começam a fechar às 16h30. Os camiões de recolha do lixo que empestam as ruas nas horas de ponta. O facto de ninguém parar para almoçar.

A grande vontade de fazer coisas e as inúmeras iniciativas que se criam para mobilizar a população. A cultura (geralmente) gratuita. A diversidade cultural que agrega pessoas do mundo inteiro. A responsabilização que existe em todo o lado, principalmente nos cargos públicos. A quantidade enorme de pessoas a ler livros e jornais em todo o lado. Os exorbitantes preços dos transportes públicos. Os comboios de Londres para Cambridge com pessoas sentadas no chão a trabalhar nos portáteis. As empresas consideradas pequenas que têm mais de 300 colaboradores. O excelente serviço de saúde pública. O bom humor inglês.

Um povo geralmente cínico, um pouco xenófobo e obcecado por bebidas alcoólicas. A cultura de fachada, em que se dá a sensação de se ser muito mais eficiente do que o que se é.

[Algo importante que tenha aprendido na ilha]

Que Portugal não está assim tão atrasado como pensamos. Que é preciso acreditarmos que somos bons, mesmo que isso não corresponda inteiramente à realidade. Que Portugal afinal trata muito mal as pessoas com mais qualificações."



PS: humor me - nos intervalos do mir tenho que fazer qualquer coisa...

Sem comentários: