quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Your opinion, what is that? It's just a different point of view...

Ultimamente tem havido uma discussão no blog "Bordado Ingles", blog convidado do Publico e que sigo mostly because of you, sobre a objectividade no Jornalismo, defendendo a escritora que é impossível a objectividade total, já que os jornalistas são seres humanos:
http://bordadoingles.blogspot.com/2010/08/os-jornalistas-sao-subjectivos-porque.html
(Tens the full webpage do blog nos feeds).

Não consigo estar de acordo, principalmente pela crença enraizada que tenho (talvez porque foi esse o conceito que me ensinaram na escola) que o jornalismo por definição deve ser objectivo, e depois cada um é responsável por tirar as suas próprias conclusões (se tiver para se dar ao trabalho, é claro). Habituada ao jornalismo espanhol, muito mais opinoso que o português, às vezes para mim é dificil saber se realmente posso acreditar no que leio, por mais imparcial que julgue a fonte (a tagline de La Vanguardia no ano 2001 era "No somos responsables por su opinión, pero si que tenga alguna", o que vim a confirmar nestes ultimos anos que nem sempre é certo).

Enfim, tudo isto para dizer que nos últimos tempos ando cansada do jornalismo cínico e opinoso, cuja máxima expressão vi no Finantial Times na última London trip (sorry!).

Ainda sobre este tema, também no "Bordado Ingles" apareceu um post interessante: um comediante britanico resolveu colar etiquetas em jornais alertando para as noticias viciosas. Aqui te deixo a sua página, alguns exemplos e a respectiva "versão-portuguesa-herbert-richard":

http://www.tomscott.com/warnings/





Sem comentários: