segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Building bridges is my part-time job

Pois, eu sei. Eu percebo que não seja o distanciar-te das pessoas, mas o distanciar-te do teu trabalho.
Só te posso dizer o que aconteceu comigo e o que ainda acontece, queres?

Na empresa isso acontecia-me nos primeiros meses recorrentemente. Se havia uma experiência que iria correr durante a noite, era certo e sabido que eu não conseguia desligar. Pus bem os parâmetros? Tinha memória suficiente? Os motores desligam depois? Se não ficasse bem feita no próximo dia teria que encarar colegas e perder tempo a refazer tudo, numa empresa onde tempo era essencial. Quando não era isso, era se tinha desligado a experiência ou se os mecanismos de segurança estavam ligados. Tinha pesadelos que no outro dia iria lá chegar e um curto-circuito tinha provocado um incêndio.

Passados uns meses entrei noutro estado. Chamei-lhe 'driving a car state'. Fazia as coisas em piloto automático e não me lembrava dos pormenores. Mas aprendi a confiar nos meus instintos. Se não me lembrava do que tinha feito, era porque estava bem feito. Mas quando havia alguma coisa a chatear-me, um detalhe que não me saia da cabeça mesmo que eu não soubesse bem bem porque, the money shot was that something was in fact wrong.

Enquanto não confiares nos teus instintos, o filtro que usas vai ser pouco ou nenhum. E o sentimento de alerta provocado por ele não serve propósito, a não ser o de sono perdido. Não estou a tentar comparar as consequências, sei que no teu caso há muito mais em jogo. Mas no fundo, no fundo, é um emprego e é como isso que tens de o encarar. Não é uma missão...

Acho que o que aconteceu comigo acontece com todos. Tu vais desligar-te do teu trabalho por uma questão de auto-preservação e quando entrares nesta fase, o teu sistema de alarme vai disparar apenas quando é necessário. E isto vai ser suficiente para dormires descansada.

Até lá que tal o BattleStar Galáctica (estou viciada)? Depois de duas seasons em 36 horas, acredita que já sonho com aquilo...

Beijinhos

Sem comentários: