Nao sei bem como é a emigração na fronteira entre o México e os EUA, mas suponho que seja alguma coisa tipo isto: gente a tentar entrar por zonas nao vigiadas de qualquer maneira, homens "especialistas" em transporte a passar as pessoas como animais por milhoes de pesos, etc... Também nao duvido que haja outro tipo de emigração, aquela onde vão os próprios estadounidenses numa carrinha de caixa aberta buscar mão-de-obra barata ao lado de lá.
Remember the Ellis Island Immigration Museum? Um emigrante que dizia que foi aliciado no seu home-country por cartazes estadounidenses publicitando a grandiosidade do país (as ruas pavimentadas a ouro!!), e afirmando que lá qualquer um podia ser o que quisesse. Quando ele finalmente chegou aos EUA descobriu 3 coisas:
1º) Que as ruas dos EUA não estavam pavimentadas a ouro;
2º) Que as ruas dos EUA não estavam pavimentadas sequer;
3º) Que os EUA esperavam que os imigrantes pavimentassem as ruas.
A propósito desta temática, e porque em Barcelona está a decorrer um concurso de Curtas-Metragens, um dos filmes participantes chama-se The Job, e é uma sátira à emigração nos EUA e ao actual estado do mercado económico. Dá-te o outro lado do espelho, de uma forma divertida. Dá uma olhadela:
Escrito e realizado por: Jonathan Browning. Screaming Frog Productions.
Sem comentários:
Enviar um comentário